Habitantes: 5.156 (440 no vilarejo)
Padroeira: Santa Ana (26 juglio)
Esse vilarejo já foi considerado o mais bonito da Itália em 2007 e fica a somente 37km de Ancona e a 50km de Assis. Seu principal símbolo é a imponente muralha que ficou praticamente intacta desde o ano de 1.400.
Você pode percorrer todo o vilarejo (912 metros de comprimento) com uma agradável caminhada.
Os grandes portões, os baluartes e as torres de defesa marcam a paisagem desse raro exemplo de uma cidade fortificada onde os sinais de modernidade, como carros ou fios de luz, são totalmente incompatíveis ao lugar. Um cenário perfeito para um filme de “Capa e Espada”, Corinaldo tem seu centro localizado na parte mais alta da cidade onde se concentram casas de tijolos vermelhos dispostas em um formato de espinha de peixe.
O enredo urbano da cidade inclui numerosos palácios nobres e notáveis edifícios civis e religiosos.
O desenvolvimento artístico dos séculos XVII e XVIII deve-se principalmente à presença de grandes personalidades como o pintor Claudio Ridolfi, que morou em Corinaldo por muito tempo e o organista Gaetano Antonio Callido, que deixou como herança dois excepcionais órgãos de tubos na cidade.
Entre os edifícios públicos, estão o Palazzo Comunale, um belo exemplo da arquitetura neoclássica, o antigo Convento Agostiniano, construído na segunda metade do século XVIII (e agora transformado em um hotel) e o Teatro Comunale (1861-69).
As igrejas revelam toda a espiritualidade do lugar e lembram o longo período que Corinaldo pertenceu aos Estados Pontifícios. A igreja de San Francesco tem origens antigas (1265), mas nos é apresentada nas formas da reconstrução do século XVII.
O santuário de Santa Maria Goretti, com o antigo mosteiro agora usado como uma galeria de arte cívica e biblioteca municipal, incorpora a antiga igreja medieval de San Nicolò com características do século XVIII. O interior é um belo exemplo da arquitetura barroca e contém numerosas obras de arte, incluindo o esplêndido órgão de Callido de 1767.
A igreja de Suffragio, concluída em 1640, foi posteriormente demolida e reconstruída para ser reaberta em 1779. Ela preserva toda a pintura de Cláudio Ridolfi.
Na Piazza San Pietro, a torre do sino é tudo o que resta da igreja do mesmo nome, demolida em 1870. Em seu lugar está um grande Cedro do Líbano (árvore sagrada do Líbano), aparentemente plantado por um anticlerical para que nenhum outro edifício religioso fosse reconstruído no mesmo lugar.
Voltando a muralha…..o primeiro impacto do visitante é com a Torre Sperone do século XV, com 18 m de altura, atribuída ao arquiteto Francesco di Giorgio Martini e restaurado várias vezes. Outras torres que se destacam são a do Scorticatore (onde as paredes alcançam 15 metros de altura), a de Mangano e a de Calcinaro.
A parte mais interessante da muralha é talvez a da Porta San Giovanni, pois preserva muitos elementos do sistema de defesa daquela época, contra os ataques dos inimigos.
A melhor vista da cidade fica na Torre da Porta San Giovanni (tem um lindo terraço). É daqui que se pode admirar – como fez o príncipe Charles em 1987 – o lindo centro histórico.
GASTRONOMIA TÍPICA
Do antepasto a sobremesa, há muitas especialidades da região Marche que aguardam para serem saboreadas nos restaurantes de Corinaldo, dentro de sugestivos locais medievais ou em agradáveis terraços ensolarados. Entre os primeiros pratos, destacam-se o Passatelli (massa deliciosa e simples, servida em caldo, ideal para os dias frios) e o Vincisgrassi, uma saborosa versão local de lasanha e polenta.
Para o segundo prato, come-se muita carne assada como coelho ou ganso assado, mas é na sobremesa que se destaca Corinaldo.
Só nesse vilarejo (no outono e inverno), você pode encontrar o doce “Pecorelle” (ovelhas): são pequenos biscoitos em formato de meia lua, feitos de farinha, azeite, açúcar e vinho branco e com um recheio delicioso de pão ralado, nozes, casca de laranja e canela. São biscoitos tradicionais da época de Natal.
Não posso deixar de falar do vinho branco Verdicchio, produzido a séculos nessa região e considerado um dos 100 melhores vinhos do mundo. Harmônico e seco, ótimo para pratos a base de peixe.
ONDE COMER
Ristorante-Pizzeria-Pub
Ai 9 Tarocchi
Viale dietro le Monache, 8
Tel: 071 797627
ONDE COMPRAR
Federico Mencaroni Vini (loja de vinhos)
Via Olmigrandi, 72
Tel: 071 7975625
Fonte: Site “I Borghi piú belli d’Italia”